top of page
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza

 A mágica do Stop Motion

Natália Alves

Das mais variadas técnicas do universo cinematográfico, o Stop Motion é uma das mais interessantes. Da Disney à produções caseiras, essa técnica é usada de várias formas e com os mais diferentes materiais, possibilitando uma infinidade de ideias que transformam o cinema em um local mágico, tudo baseado em frames em movimento.

 

Essa técnica vem, literalmente, de um mágico! Em 1902, George Mélies, famoso ilusionista francês, descobriu e desenvolveu a técnica para aprimorar seus truques de ilusionismo, adaptando também o stop motion para o cinema, em seu famoso filme Viagem a Lua (1902). Mélies usou a técnica para criar a famosa cena de um foguete espacial aterrissando em um dos “olhos” da lua. ​

 

Mesmo com todas as tecnologias disponíveis nos dias atuais, o stop motion ainda encanta as mais variadas faixas etárias, que mesmo no conforto de casa usam a criatividade e contam histórias por meio desta técnica milenar. ​

Lançado em 2014 e dirigido por Christopher Nolan

O Stop Motion na prática

A criação de uma animação em stop motion pode seguir diferentes etapas, dependendo da finalidade para a qual está sendo criada, mas todas seguem a mesma lógica que leva a técnica. Filmes que são feitos com bonecos, comumente chamados de marionetes – sejam eles de barro, massinha, gesso, dentre outros materiais – utilizam etapas conhecidas no cinema de animação, sendo referência muitas vezes para a construção de animações caseiras.

Uma animação feita para o Youtube, por exemplo, não necessariamente precisa ter áudio, logo dubladores são "dispensáveis". Contudo, no caso de animações produzidas nos Estados Unidos, os dubladores precisam gravar as falas antes mesmo de todo o cenário e elementos serem produzidos para a animação. Isso é feito para que os animadores tenham uma referência de como poderão ser feitas as cenas fotografadas, e principalmente para haver a sincronia entre as falas e os movimentos faciais dos bonecos.

Para uma melhor visualização de como os movimentos serão criados, o roteiro é inicialmente ensaiado e gravado com atores, para os animadores terem um parâmetro de como será feito os movimentos dos personagens. A construção de cenários e dos bonecos que vão dar vida a todo o roteiro do filme fica a cargo da direção de arte, que exaustivamente cria cada peça do que precisa ser mostrado na animação. Mecanismos podem ser utilizados para um melhor manuseio dos personagens, e principalmente de suas expressões, dando uma maior liberdade na interpretação dos “mini atores”.

Chega então a hora de gravar! Existem diversos animadores numa produção em stop motion, tendo cada um deles uma função específica. Geralmente as cenas não são gravadas em ordem cronológica, e cada animador faz uma cena específica em diferentes cenários. No filme Coraline e Mundo Secreto (2009), adaptação do livro Coraline (2002), do escritor Neil Gaiman, foram utilizados 250 marionetes, além de 150 sets de filmagem.

Para cada segundo de um filme em stop motion é necessário, aproximadamente, 24 frames. A série Rilakkuma e Kaoru (2019), produzida pela Netflix, precisou de mais de 12 mil fotos para 13 episódios, cada um com 11 minutos. Aproximadamente, cada animador fotografou 10 mil fotos em diferentes cenários e estúdios. O profissional posiciona o boneco, fotografa e logo em seguida muda levemente sua postura ou expressão, podendo também redirecionar a luz ou o cenário, para poder fotografar de novo. Isso se segue durante horas, para muitas vezes criar apenas 10 segundos de uma cena.

Terminadas as “filmagens” e reunidas as fotografias, os animadores e produtores usam softwares para animar o que foi produzido, criando assim o filme. Tudo precisa ser adicionado: fotografias, áudio, falas, entre outros elementos que vão fazer parte da animação, para que os diretores assistam e façam os cortes necessários para enfim lançar o filme.

 

O Stop Motion em Hollywood

Coraline e o Mundo Secreto (2009) é uma das produções em stop motion mais famosas no mundo todo. Adaptação da obra de mesmo nome do autor Neil Gaiman, o filme traz a técnica em sua forma mais crua, utilizando de bonecos e estruturas para dar voz, movimento e vida a toda a trama.

A animação conta a história de Coraline Jones, uma menina que se muda com os pais para um lugar chamado “Palácio Cor-de-Rosa”. Nesse lugar ela encontra uma porta secreta que a leva para um mundo mágico, mas o que parecia um sonho, pode se tornar um de seus maiores pesadelos. O filme fez parte da infância de muitas crianças corajosas, e por toda sua característica dark, muitos tinham certo medo do longa.

O que é o Stop Motion?

Em tradução literal, Stop Motion significa “movimento parado”, que utiliza a disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto inanimado, simulando o seu movimento. Essa disposição é chamada de quadros ou frames, que colocados em sequência e na velocidade certa dão a sensação de um filme animado, onde os personagens se movem livremente sem intervenção de terceiros. ​

 

Apesar de complicada e trabalhosa, a técnica é apenas uma ilusão de ótica. O Stop Motion é compreendido pela ciência pelo fenômeno da "persistência retiniana", provocando a ilusão no cérebro humano de que algo se move em sequência quando é produzido em 12 quadros por segundo. O fenômeno também observa que usar 24 frames por segundo gera uma maior dinâmica ao movimento.

unnamed.jpg

Coraline e Mundo Secreto (2009)

O filme foi o primeiro em stop motion a utilizar a técnica 3D, sendo também, até sua data de lançamento, o mais longo a utilizar este mecanismo. O longa demorou cerca de 2 anos para ser finalizado, utilizando 150 sets de filmagem e 250 marionetes para dar vida a história.

A Laika Entertainment, estúdio responsável por Coraline, é famosa pelo uso do stop motion em suas produções, principalmente curtas-metragem, que trazem originalidade e se diferenciam de empresas como Disney e Illumination. Além das características sombrias que seus filmes trazem, os assuntos abordados também são um grande diferencial, com histórias maduras, possuindo personagens corajosos que enfrentam medos e preconceitos nas mais diferentes esferas, tanto no mundo real quanto na fantasia.

Coraline (2009), ParaNorman (2012), Os Boxtrolls (2014), dentre outros títulos, fazem da Laika um grande estúdio e referência para as futuras gerações que sonham em trabalhar com o stop motion em suas criações. Em suas redes sociais, o estúdio mostra como são feitos os processos de criação do audiovisual com esta técnica, além de mostrar que a criação pode acontecer diretamente do sofá da casa dos seus telespectadores.

A fuga das galinhas (2000) é uma comédia em animação produzida pelos estúdios Aardman Animations em parceria com a DreamWorks, sendo um sucesso que acompanhou milhares de crianças da geração z em sua infância. O longa conta como galinhas aparentemente comuns se reúnem e 

Outras animações

Além dos estúdios Laika, outras empresas famosas utilizam do stop motion na produção de seus filmes, como a Disney e o estúdio britânico Aardman Animations. O Estranho Mundo de Jack (1993), produzido pela Disney e dirigido por Tim Burton, é uma animação em stop motion do gênero fantasia musical, que teve seus processos criativos modificados durante toda sua produção. Por conta de todo seu caráter sombrio e obscuro, a Disney Pictures fez o lançamento do filme sob nome da Touchstone Pictures, pois acreditava que o longa não seria bem recebido pelas crianças. O filme é um grande sucesso até os dias atuais, e referência na técnica do stop motion.

517f2144642ad6434fbf1163cdb8f96380b6deb2_00.gif

O Estranho Mundo de Jack  (2009)

tramam uma fuga em massa do galinheiro onde vivem. O filme arrecadou um pouco mais de US$ 224 milhões, sendo o filme em stop motion com a maior bilheteria da história.

122712737_o.gif

A fuga das galinhas (2000)

    bottom of page