“O Palhaço” e os desafios da vida de artista
- Corte Seco
- 16 de jun.
- 1 min de leitura
Escrito por Lara Menezes Vasconcelos
Lançado em 2011, com roteiro de Marcelo Vindicatto e Selton Mello e direção também assinada por Selton Mello, O Palhaço é um filme que aborda a temática circense, perpassando pelas dificuldades vividas no circo Esperança. A obra traz grandes nomes, dentre eles: Larissa Manoela, Paulo José e, claro, Selton Mello.

A película mistura comédia com melancolia e dramatização dos acontecimentos ao longo da narrativa. Com cenários de cores alaranjadas e amareladas, que buscam transmitir ao telespectador essa sensação de calor sentida pelos personagens, o longa-metragem narra a história de Benjamim, interpretado por Selton Mello, um simples palhaço de circo que divide o palco com seu pai Valdemar, também palhaço, interpretado por Paulo José.
A trama foca nos sentimentos e desejos experimentados por Benjamim, que, apesar de fazer todos rirem com suas piadas de palhaço, vive muito cabisbaixo. Benjamim sonha em ter mais e poder mais, mas o que mais se destaca é seu grande desejo de ter um ventilador que suavizasse o suor que escorre por seu rosto.
O Palhaço é um filme bem escrito e bem produzido, que envolve o telespectador na vida dos personagens e revela um lado que não se vê ao frequentar um circo: os bastidores da vida de artista. O filme já foi indicado a vários prêmios e venceu diversos deles, como, por exemplo, Melhor Longa de Ficção, Melhor Diretor e Melhor Ator na premiação Grande Otelo do Cinema Brasileiro.
Comments